AMBER HAGERMAN, O CASO DE DESAPARECIMENTO QUE ORIGINOU O "ALERTA AMBER" - BLOG CURIOSIDADES DO MUNDO

Post Top Ad

terça-feira, 18 de maio de 2021

demo-image

AMBER HAGERMAN, O CASO DE DESAPARECIMENTO QUE ORIGINOU O "ALERTA AMBER"

Responsive Ads Here

 

Amber+Hagerman+1

No video de hoje vamos conhecer a origem do sistema "Alerta Amber" e da importância para o salvamento de crianças desaparecidas no Estados Unidos e em vários outros países. Esse é o caso de uma garotinha de apenas 9 anos que foi raptada e morta nos Estados Unidos, Amber Hagerman...


Amber Rene Hagerman nasceu em 25 de novembro de 1986 em Arlington, Texas, Estados Unidos. Filha de Donna e Richard. Na tarde de 13 de janeiro de 1996, Amber na época com 9 anos, e seu irmão Ricky de 5 anos, foram com a mãe visitar seus avós. Eles decidiram pegar suas bicicletas e pedalaram até um estacionamento de Supermercado Winn-Dixie Store que ficava a poucas quadras. Lá, como ficava vazio, poderiam brincar sem estar em meio aos carros na rua. O local sempre reunia crianças e era considerado um ambiente de lazer para os que moravam por perto.

Amber+Hagerman+3

Quando Rick chegou em casa, notaram que ele não estava com Amber, falaram para voltar e ir buscá-la. Mas quando Ricky voltou novamente sem a irmã, decidiram todos ir procurá-la. Eles foram até o estacionamento, chegando lá, viram um carro de policia parado e alguns policiais investigando o local. Um vizinho que morava perto dali, teria visto Amber brincando de bicicleta quando em determinando momento uma picape escura se aproximou, parou perto do estacionamento, e de dentro saiu um homem de origem hispânica, mais ou menos 1,80, foi em direção a menina, a puxou e a colocou dentro do carro e saiu em alta velocidade.

Impressionado com o que acabara de ver, o vizinho imediatamente chamou a policia que chegou dentro de poucos minutos. Mesmo com uma testemunha, os investigadores não tinham uma linha de investigação. Eles teorizaram que seria um crime de oportunidade que o sequestrador viu Amber sozinha e decidiu agarrá-la, e que ele estaria familiarizado com a área. A policia e voluntários se dedicaram à busca. Um carro semelhante foi visto perto de uma lavanderia próxima antes que Amber fosse raptada, mas os investigadores nunca encontraram o veículo. 

Amber+Hagerman+5

Quatro dias depois, um homem estava andando com seu cachorro perto do Forest Hills, um complexo de apartamentos, a poucos quilômetros de onde a criança tinha sido raptada. Na parte inferior do leito de um riacho, ele viu o corpo de uma criança. Amber Hagerman tinha sido encontrada morta. Uma autopsia determinou que Amber tinha sido mantida viva por dois dias, durante esse tempo, ela foi espancada e abusada sexualmente. A causa de sua morte se deu por conta dos diversos cortes feitos em seu pescoço. O investigador Mike Simonds, que cuidou de todo o caso, alegou que a água corrente do riacho passando através do corpo da garota, somado as grandes tempestades dos últimos dias, removeram provas críticas que poderiam ser periciadas.

Dias depois do funeral e com a mídia já divulgando em caráter internacional, uma mãe chamada Diana Simone, compadecida e revoltada com toda a tragédia, ligou para uma estação de rádio local do Texas e questionou o porquê o governo mandava tantos alertas meteorológicos, mas não notificava a população com o mesmo empenho quando uma criança havia sido sequestrada. Que talvez se soubessem detalhes imediatos, pudessem contribuir com a localização das crianças e talvez evitassem que mais vidas tivessem um desfecho como a de Amber. A ideia teve uma ótima recepção e o "Amber alert" foi criado.

Amber+Hagerman+2

Nove meses depois foi criado o programa America’s Missing: Broadcast Emergency Response (Desaparecimento na América: Transmissão de Resposta de Emergência), um acrônimo com o nome de Amber. O Alerta Amber de rapto de crianças são distribuídos através de todos os meios de comunicação, inclusive mensagens de texto e telões em rodovias, para que as pessoas possam contribuir na busca imediata. Começou no país, depois ganhou âmbito internacional. 

A policia de Arington e a FBI formaram uma força tarefa para procurar o assassino. Os investigadores seguiram milhares de pistas mas nenhuma levou até o assassino. Um perfil psicológico foi emitido pela policia algumas semanas após o assassinato. Infelizmente, um perfil genérico de muitos perfis parecidos nesses casos. O assassino teria pelo menos de 25 à 40 anos, de origem hispânica, 1,80m, ele vivia ou trabalhava perto da cena do crime. Em 1999, 3 anos depois do rapto, a força tarefa tinha sido dissolvida e o caso não foi resolvido. O assassino não foi encontrado até hoje. 

Depois de sua criação, o "Amber alert" tem ajudado muitas crianças desaparecidas. A família de Amber disse que ainda deseja que o assassino seja capturado no entanto não é tão otimista. Afinal, a policia não tem muitas pistas para continuar uma busca. Diz também que a policia ainda investiga o caso e os parentes ainda são chamados de vez em quando para depoimentos, e dizem que nunca vão desistir. Mesmo depois de tantos anos, eles nunca vai perder a esperança de ver justiça nesse caso. 

Amber+Hagerman+4

Os critérios para ativação do Sistema "Amber alert" são :

- A força policial tem de confirmar que existiu um rapto.
- A criança tem de estar em risco de um ferimento sério ou morte.
- Tem de existir descrição suficiente da criança, raptor ou veículo do raptor para lançar o alerta.
- A criança tem de ter menos de 18 anos de idade.

Nos dias de hoje, o programa já foi aderido em 50 estados dos Estados Unidos e em outros 22 países ao redor do globo. De acordo com o Departamento de Justiça, só nos Estados Unidos desde 2009 já foram resgatadas 900 crianças através do Alerta Amber.

           

______________________________________

REFERÊNCIAS

https://www.megacurioso.com.br/misterios/112413-o-alerta-amber-a-triste-historia-por-detras-do-famoso-rapto.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alerta_AMBER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *