HILDA MAIA VALENTIM, A HISTÓRIA DE VIDA DA VERDADEIRA HILDA FURACÃO - BLOG CURIOSIDADES DO MUNDO

NOVIDADES

Post Top Ad

Responsive Ads Here

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

HILDA MAIA VALENTIM, A HISTÓRIA DE VIDA DA VERDADEIRA HILDA FURACÃO

 

Vamos conhecer a história real da mulher que inspirou o personagem Hilda na minissérie Hilda Furação escrita por Glória Perez e exibida pela Redeglobo. Do luxo a uma vida marcada pela prostituição, Hilda teve muitos altos e baixos.

Hilda Maia Valentim, nasceu em 30 de dezembro de 1930, na cidade de recife. Se mudou ainda muito pequena e com a família para Belo Horizonte. Eles tinham um grande poder aquisitivo e costumavam mimá-la muito. Sempre teve um espírito livre que não queria se prender a nada. Na juventude, tornou-se famosa como a prostituta "Hilda Furacão", apelido derivado de sua reputação de mulher de temperamento impulsivo e da tendência a se envolver em brigas e altercações com clientes e colegas.

Frequentou a zona boêmia de Belo Horizonte, especialmente o Hotel Maravilhoso, na rua Guaicurus. Foi lá que conheceu Paulo Valentim, jogador do Atlético Mineiro, com quem veio a se casar, no final da década de 1950. Abandonou a prostituição e transformando-se assim na senhora Hilda Maia Valentim. Com Paulo, morou em Buenos Aires, São Paulo e na Cidade do México, sempre acompanhando o marido, que jogou no Boca Juniors, no São Paulo e no Atlante. 

Após a aposentadoria de Paulo, como jogador, o casal fixou residência em Buenos Aires, onde ele se tornara um ídolo da torcida do Boca. Paulo faleceu em 1984. Após a morte do filho, Ulisses, a mulher que fora a primeira-dama da "zona" mineira e da torcida do Boca Juniors foi morar em um asilo no bairro de Barracas, em Buenos Aires. Hilda morreu em 29 de dezembro de 2014, véspera de seu aniversário de 84 anos. Ela sofria de problemas respiratórios e renais, segundo a assistente social do asilo em que viveu seus últimos dias.

TELEVISÃO

Sua vida foi retratada na minissérie da Rede Globo Hilda furação, foi exibida em 1998, com 32 episódios. A personagem Hilda foi interpretada pela atriz Ana Paula Arósio. Escrita por Glória Perez, baseada no romance homônimo de Roberto Drummond, teve direção de Wolf Maya, Maurício Farias e Luciano Sabino, direção geral e núcleo de Wolf Maya. Contou com as participações de Rodrigo Santoro, Danton Mello, Eva Todor, Paulo Autran, Thiago Lacerda, Tarcísio Meira e Rogério Cardoso. Conhecemos Hilda Müller, que desiste de se casar, após revelação de uma cartomante e vai parar num prostíbulo de Belo Horizonte. Ela entra no Maravilhoso Hotel e passa a ocupar o quarto 304. Uma grande manifestação popular para acabar com os prostíbulos põe em confronto a sociedade defensora da moral e dos bons-costumes. Na tentativa de recuperar a moral de Hilda, frei Malthus faz de tudo para tirá-la daquele caminho, só não imaginava se apaixonar por ela.

ROMANCE BIOGRÁFICO

Hilda Furacão é um romance escrito por Roberto Drummond, publicado em 1991. O romance foi adaptado para a televisão, em forma de uma minissérie o que colaborou para que Hilda Furacão fosse a obra mais famosa de Roberto Drummond, tendo sido vendido 200 mil exemplares. Hilda Furacão foi escrita com rapidez, em apenas 64 dias.


________________________________

REFERÊNCIAS

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/hilda-maia-valentim-conheca-a-hilda-furacao-da-vida-real.phtml

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hilda_Maia_Valentim

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hilda_Furac%C3%A3o_(miniss%C3%A9rie)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages