A VERDADEIRA HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA E OS TRÊS SEGREDOS - BLOG CURIOSIDADES DO MUNDO

NOVIDADES

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

A VERDADEIRA HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA E OS TRÊS SEGREDOS

 



A história de Nossa Senhora de Fátima diz respeito às aparições da Virgem Maria a três crianças (Lúcia, Francisco e Jacinta) em Fátima, Portugal, entre maio e outubro de 1917 (ano da Revolução Soviética e período da 1ª Guerra Mundial 1914-1918), com o pedido central de rezar o terço diariamente pela paz e conversão dos pecadores, culminando no Milagre do Sol na última aparição, em 13 de outubro, que confirmou a mensagem para milhares de fiéis. A devoção celebra-se em 13 de maio, e a mensagem incluiu segredos sobre o inferno e a necessidade de consagração, tornando-se um sinal de esperança e fé. 

A História das Aparições

Quando e Onde: 

Em 1916, no lugar dos Valinhos, as três crianças afirmaram ter recebido três aparições de um anjo, o qual se apresentou como sendo o Anjo da Paz, ou Anjo de Portugal e que veio prepara-los para a aparição da Virgem.

Primeira oração
Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos.
Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam. (3 vezes)

Segunda oração
Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo,
adoro-Vos profundamente
e ofereço-Vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo,
presente em todos os sacrários da terra,
em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido.
E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração
e do Coração Imaculado de Maria,
peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.

De 13 de maio a 13 de outubro de 1917, na Cova da Iria, Fátima, Portugal. Segundo relatos posteriores aos acontecimentos, por volta do meio-dia, depois de rezarem o terço, as crianças teriam visto uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora do lugar onde apascentavam as ovelhas, mas, logo depois, outro clarão teria iluminado o espaço. Nessa altura, teriam visto, em cima de uma pequena azinheira – onde agora se encontra a Capelinha das Aparições –, uma "Senhora mais brilhante que o sol".

Segundo os testemunhos recolhidos na época, a Senhora disse às três crianças que era necessário que rezassem muito e que aprendessem a ler. Convidou-as a voltarem ao mesmo lugar, na Cova da Iria, no dia 13 dos cinco meses seguintes, sempre à mesma hora. 

A 13 de outubro, estando presentes na Cova da Iria cerca de 70 mil pessoas, Nossa Senhora teria dito aos pastorinhos: "Eu sou a Senhora do Rosário" e teria pedido que fizessem ali uma capela em Sua honra, conhecida hoje como a Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima. Muitos dos presentes afirmaram ter observado o chamado milagre do Sol.

Posteriormente, Nossa Senhora ter-lhe-ia aparecido novamente para Lúcia em Espanha (a 10 de dezembro de 1925 e a 15 de fevereiro de 1926, no Convento de Pontevedra, e na noite de 13 para 14 de junho de 1929, no Convento de Tuy), pedindo a devoção dos cinco primeiros sábados: rezar o terço; meditar nos mistérios do Rosário; confessar-se e receber a Sagrada Comunhão, em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria e a Consagração da Rússia ao Seu Coração Imaculado. Quando a Irmã Lúcia ingressou na clausura monástica afirmou ter recebido ainda mais algumas revelações por parte de Nossa Senhora.

Os Pastorinhos: 

Francisco Marto (9 anos) nasceu em 11 de junho de 1908 em Aljustrel, filho de Manuel e Olímpia, irmão de Jacinta. Era pastor de ovelhas. Conta-se que ele era calmo e caridoso. Ingressou no primário na escola mas deixou por causa de sua doença que o levou a morte. É possível que os prolongados jejuns o tenham enfraquecido a ponto de sucumbir à epidemia gerada pela pneumónica que varreu a Europa em 1918. Ele acabou por falecer em casa, na freguesia de Fátima, a 4 de abril de 1919. O seu corpo encontra-se sepultado na Basílica de Nossa Senhora do Rosário em Fátima. Francisco e a irmã Jacinta Marto foram beatificados pelo Papa João Paulo II em 13 de maio de 2000. O seu dia festivo é 20 de fevereiro. A sua canonização realizada pelo Papa Francisco ocorreu no dia 13 de maio de 2017, por ocasião das celebrações do centenário das aparições de Fátima.

Jacinta Marto (7 anos) nasceu em 11 de março de 1910 em Aljustrel, filha mais nova de Manuel e Olímpia, irmã de Francisco, prima de Lúcia. Trabalhava como pastora e frequentava o primário na escola. Era uma criança gentil. É possível que prolongados jejuns a tenham enfraquecido ao ponto de ter sucumbido à epidemia em 20 de Fevereiro gerada pela pneumónica que varreu a Europa em 1918.

Lúcia de Jesus (10 anos) nasceu em 28 de março de 1907 em Aljustrel. Filha de Maria e Antonio e a mais nova de sete irmãos. Prima de Francisco e Jacinta. Foi a portadora do segredo de Fátima.

Mensagens: A Virgem Maria pediu oração do terço, penitência pelos pecados, e conversão. Revelou também três segredos.

Milagre do Sol: 
Em 13 de outubro, mais de 70.000 pessoas testemunharam o sol dançar no céu, um prodígio que confirmou a autenticidade das aparições e levou à conversão de muitos. 

Os Três Segredos de Fátima

1. Visão do Inferno: Uma visão aterrorizante do inferno e o sofrimento das almas.
2. Segunda Guerra Mundial e Consagração: Previsão de uma guerra pior (a 2ª Guerra) e o pedido para consagrar a Rússia ao Imaculado Coração de Maria.
3. Perseguição à Igreja: Uma visão de um "bispo branco" (o Papa) sendo morto por uma multidão de fiéis, representando as perseguições à Igreja. 

Devoção e Impacto
Dia: 13 de maio é o dia principal, comemorando a primeira aparição.

Orações: 
Oração do terço (rosário) é central, assim como a penitência e a reparação pelos pecados.

** Santuários:** 
Existem santuários dedicados, como o de Fátima em Portugal e outros no Brasil (como no Ceará, com a maior estátua do mundo).

Santuário de Fátima
Para corresponder ao pedido de Nossa Senhora de que se fizesse uma capela em Sua honra no local das aparições em Fátima, no ano de 1919 foi erigida uma capela – a Capelinha das Aparições – no local exato onde os pastorinhos afirmaram ter visto a Virgem Maria. Em 1928 foi benzida a primeira pedra para a construção de um templo de maiores dimensões nas proximidades da capela, o qual ficou pronto em 1953. Em 13 de Maio de 1946, a imagem de Nossa Senhora de Fátima, esculpida anteriormente sob a direção de Lúcia, foi coroada canonicamente pelo Cardeal Masella, legado pontifício.

Em 1954, a esse novo templo foi-lhe concedido o título de Basílica Menor pelo Papa Pio XII – trata-se da Basílica de Nossa Senhora do Rosário. Com o passar dos anos, vários outros edifícios e monumentos religiosos foram sendo construídos em torno da capela e da basílica, e ao complexo foi dado o nome de Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (ou, simplesmente, Santuário de Fátima). Por receber milhões de peregrinos anualmente, é-lhe dado o nome de "O Altar do Mundo" e trata-se, na atualidade, de um dos maiores santuários marianos do mundo.

Canonização: 
Francisco e Jacinta foram canonizados em 2017; Lúcia tornou-se freira da Ordem das Carmelitas Descalças e viveu até 2005, sendo fiel à mensagem. Nossa Senhora de Fátima é um poderoso símbolo de esperança, fé, intercessão e um chamado à oração e à conversão para os católicos em todo o mundo


NO CINEMA

O Milagre de Fátima (originalmente The Miracle of Our Lady of Fatima): Um filme norte-americano de 1952, do gênero drama, dirigido por John Brahm, que se tornou um clássico sobre o tema.

Os Três Segredos de Fátima (originalmente The 13th Day): Uma produção de 2009 dirigida pelos irmãos Ian e Dominic Higgins. Este filme tem a particularidade de ser predominantemente em preto e branco, mudando para cores durante as aparições e o Milagre do Sol.

Fátima – A História de um Milagre (originalmente Fatima): Uma superprodução luso-estadunidense de 2020, dirigida por Marco Pontecorvo, com um elenco internacional que inclui Harvey Keitel e Sônia Braga. O filme retrata as visões das crianças e a agitação social e religiosa que se seguiu em Portugal durante a Primeira Guerra Mundial.

Fátima: Um telefilme luso-italiano de 1997, que também aborda os eventos e o contexto da época.

Fátima - O Último Mistério: Um documentário/docudrama de 2018 que explora como os segredos de Fátima podem ter influenciado eventos históricos do século XX. 




_______________________________

REFERÊNCIAS

https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Marto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages