HOMENAGENS
Andrews foi considerado um dos grandes heróis do naufrágio do Titanic desde que os primeiros relatos sobre o desastre começaram a aparecer. A equipe do North Down Cricket Club entrou de luto poucos dias após a confirmação que Andrews tinha desaparecido no naufrágio. Os jogadores se reuniram na sede do clube em 20 de abril de 1912 para escrever uma carta de condolências para o pai de Andrews. Ainda em 1912, o escritor Shan Bullock publicou uma biografia do engenheiro chamada de Thomas Andrews Shipbuilder. O livro atualmente está em domínio público.
A família Andrews decidiu construir um memorial para Thomas em Comber, sua cidade natal. A construção começou em 1914 e foi financiada em parte por meio de doações dos trabalhadores da Harland and Wolff. O Thomas Andrews Memorial Hall foi inaugurado em um evento em fevereiro de 1915 com a presença de Helen e Elizabeth Andrews, com a primeira realizando um discurso de agradecimento. Hoje o Memorial Hall se transformou em uma escola primária. Outro memorial foi inaugurado anos mais tarde em 26 de junho de 1920, na cidade de Belfast. Ele foi erguido em homenagem às 22 pessoas de Belfast que morreram no naufrágio, bem como Andrews e os outros membros do grupo de garantia que o acompanhavam. O memorial foi transferido em 1959 para os jardins da prefeitura municipal.
CINEMA
No filme A Night to Remember de 1958, Andews foi interpretado pelo ator Michael Goodliffe. O filme foi uma adaptação do livro homônimo escrito por Walter Lord e tem várias passagens bem fiéis à realidade, como Andrews repetidas vezes incentivando os passageiros a embarcarem nos botes. Já no telefilme S.O.S. Titanic de 1979, ele foi interpretado por Geoffrey Whitehead. O filme mostra o engenheiro conversando calmamente com passageiros e tripulantes, além de ajudar na evacuação do navio.
O personagem de Andrews aparece também no filme Titanic de 1997, onde foi interpretado por Victor Garber. O engenheiro é mostrado pela primeira vez comendo junto com outros personagens, dentre eles Ismay, com quem conversa sobre os méritos da construção do navio. Andrews janta na mesma mesa dos personagens principais e também realiza um tour pelo Titanic, informando a protagonista Rose que não havia botes salva vidas para todos a bordo por motivos estéticos, porém que o navio era totalmente seguro. Durante a cena da colisão com o iceberg ele é visto trabalhando e sentindo o tremor do impacto, sendo também mostrado contando aos oficiais sobre o destino do Titanic. Andrews durante o naufrágio é mostrado procurando e incentivando passageiros a embarcarem nos botes, criticando o segundo oficial Charles Lightoller por lançá-los sem a capacidade completa. Ele é visto pela última vez na sala de fumar da primeira classe, olhando para a pintura Arrival at Plymouth Harbour e ajustando um relógio. Andrews encontra Rose e se desculpa pelo navio não ter sido forte o bastante.
________________________________
REFERÊNCIAS
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/historia-thomas-andrews-inventor-do-titanic-afundou-junto-com-sua-maior-criacao.phtml
https://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Andrews
Nenhum comentário:
Postar um comentário