A VERDADEIRA HISTÓRIA DE LASSIE : FILMES, SÉRIES E CURIOSIDADES - BLOG CURIOSIDADES DO MUNDO

NOVIDADES

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

A VERDADEIRA HISTÓRIA DE LASSIE : FILMES, SÉRIES E CURIOSIDADES

 

Lassie, uma cachorrinha linda da raça Collie, é um dos bichinhos mais conhecidos e fofos do cinema americano. Muitos filmes foram feitos ao longo de décadas e conquistado o público em todo o mundo, mas acredito que nem todos conheçam a origem dessa história.

O personagem Lassie surgiu na literatura, pela primeira vez em 1859 em um conto da escritora britânica Elizabeth Gaskell (The Half-Brothers), e foi descrita como "uma collie de olhos inteligentes e apreensivos". Na história Lassie resgatava dois irmãos que estavam perdidos e morrendo na neve. Este enredo de Lassie "salva o dia" acabaria se tornando uma das suas maiores marcas. O livro inspirou gerações e muitos passaram a batizar seus cães de estimação como Lassie. Por esse motivo, realmente houve mesmo uma famosa Lassie da vida real, que com sua inteligência salvou vidas.

Durante a Primeira Guerra Mundial, um navio inglês com mais de 500 homens foi bombardeado, e centenas de corpos foram parar em uma praia da Escócia. O dono do Pilot Boat, um pup local, ofereceu seu estabelecimento como necrotério, para o reconhecimento dos corpos. As vítimas foram colocadas no porão do local, e Lassie, uma cachorrinha de estimação do proprietário deitou sobre um dos corpos empilhados, lambendo o seu rosto e latindo incessantemente. Dado como morto, o marinheiro acordou, e foi levado as pressas ao hospital, onde se recuperou completamente. Lassie se tornou uma celebridade e o ocorrido foi noticiado em todo o mundo. Ela também já era conhecida por estar sempre socorrendo sua dona que sofria de epilepsia, ela sempre corria para avisar quando a dona passava mal.


Pal e Rudd Weatherwax

Em 1938 o escritor inglês Eric Knight escreveu o livro Lassie Come Home, que deu origem ao primeiro filme "A força do coração" (Lassie Come home). Mas ele não chegou a ver o seu filme pronto, já que morreu em um acidente de avião em janeiro de 1944, 11 meses antes da estreia. Knight não chegou a admitir que se inspirou no animal escocês, mas na época do ocorrido morava em uma cidade próxima de onde viviam vários marinheiros mortos no naufrágio.

A MGM comprou os direitos do livro, e começou a testar cachorros para interpretar Lassie, filme estrelado por Elizabeth Taylor e Roddy McDowall ainda em começo de carreira. Foram testados em torno de 1500 animais, e Pal por ser um macho foi rejeitado na seleção, mas acabou contratado para ser dublê do animal escolhido. A fêmea contratada se recusou a gravar uma cena que tinha que entrar na água, então, Pal fez e se saiu tão bem que acabou ficando com o papel principal. O filme fez um enorme sucesso, e Pal retornou as telas da MGM em O Filho de Lassie (Son of Lassie, 1945), agora atuando com Peter Lawford e June Lockhart. Laddie, o filho de Pal, também participou do filme.

Pal nasceu em 04 de junho de 1940. Seu dono, Rudd Weatherwax, era um famoso adestrador de animais, e foi contratado para treinar Pal, que tinha o hábito de correr atrás de motocicletas. Seu dono original deixou Pal com Rudd, que o criou. Rudd Weatherwax era filho de um antigo ator do cinema mudo, mas ele e seus irmãos ficaram famosos em Hollywood como treinador de animais. Seu irmão Frank foi o tratador de Totó, o cachorrinho de O Mágico de Oz (The Wizard of Oz, 1939) e Rudd também foi responsável por treinar o cervo de Virtude Selvagem (The Yearling, 1946).

Pal voltou a contracenar com Elizabeth Taylor em A Coragem de Lassie (Courage of Lassie, 1946) e trabalhou com a jovem Janet Leigh em O Mundo de Lassie (Hills of Home, 1948). Em 1949, Lassie ainda atuou em Sol da Manhã (The Sun Comes Up, 1949), ao lado de Jeannette MacDonald e Claude Jarman Jr. (o menino de Virtude Selvagem), e também fez Desafio de Lassie (Challenge to Lassie, 1949). Pal fez também O Herói das Montanhas (The Painted Hills, 1951) e Meu Irmão Fala Com Cavalos (My Brother Talks to Horses, 1947), onde interpretou um personagem chamado Larry.

Em 1954, já sem contrato com a MGM, Pal voltou a interpretar Lassie em dois pilotos que deram origem a bem sucedida série de televisão. Mas com 14 anos de idade, o animal já estava cansado, e acabou dando lugar para seu filho, Lassie Jr. Produzida pela CBS, a série durou 17 temporadas, e outros animais, todos descendentes de Pal, acabaram sendo usados no programa: Lassie Jr. (entre 1954 e 1959), Spook (1960), Baby (1966), Mire (1966-1971) e Hey Hey (1971-1973). Pal morreu em 1958, durante a quarta temporada da série de TV, com 17 anos de idade.

A série Lassie estreou na televisão brasileira em setembro de 1959, sendo exibida pela TV Record, e ficou no ar até 1966, sendo também exibida pela TV Rio, pela Excelsior e TV Bandeirantes. Entre 1973 e 1975 Lassie também ganhou um desenho animado, Lassie Socorro (Lassie's Rescue Rangers).

Em 1989 Lassie voltou para a televisão na série Lassie (The New Lassie, 1989-1992), estrelada pelo menino Will Estes. Jon Provost, que havia sido uma das estrelas da série da década de 1950 também estava no elenco, agora adulto. Roddy McDowall, o primeiro dono de Lassie, em 1943, também fez participações especiais na série, que ainda contou com Leonardo Di Caprio, em seu primeiro trabalho como ator.

Em 1997 uma nova série de Lassie foi produzida pela TV, tendo Corey Sevier como protagonista. Em 2005 Lassie voltou aos cinemas, em um filme inglês estrelado pelo veterano Peter O'Toole e por Peter Dinklage (de Game Of Thrones). E em 2020 um filme alemão, Lassie - Eine Abenteuerliche Reise (2020), também tinha Lassie como protagonista.


___________________________________

REFERÊNCIAS

https://www.memoriascinematograficas.com.br/2021/05/a-historia-de-lassie.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages