FREDDY KRUEGER, A HISTÓRIA REAL POR TRÁS DO FILME "A HORA DO PESADELO" - BLOG CURIOSIDADES DO MUNDO

NOVIDADES

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sexta-feira, 18 de junho de 2021

FREDDY KRUEGER, A HISTÓRIA REAL POR TRÁS DO FILME "A HORA DO PESADELO"

 

Se você é fã de filmes de terror, provavelmente você deve ter ouvido falar de Freddy Krueger. Ele é o vilão de ‘A hora do Pesadelo’ que mata pessoas em seus sonhos, criado pelo escritor e diretor Wes Craven. A ideia de ser morto durante um pesadelo é algo que assombra as pessoas especialmente se soubermos que essa história foi baseada em fatos reais. Parece absurdo, mas vamos conhecer essa história...


No início da década de 1980, os jornais americanos publicaram uma série de artigos narrando um fenômeno que aconteceu no Camboja, país do sudeste da Ásia, e que acabou com muitas vidas de jovens e crianças. Essas pessoas aparentemente saudáveis e sem histórico de transtornos mentais, começaram a relatar pesadelos horríveis, levando-os a abandonar o sono para evitar os pesadelos. Os sintomas de estresse pós traumático nestes pacientes, que incluíam os sonhos tenebrosos, surgiram após o assassinato em massa causado pelo regime Khmer Vermelho em 1975.

Exumação de esqueletos mortos no genocídio do Camboja

O consumo de café e outros estimulantes ajudava-os a permanecerem acordados por um tempo. Porém, horas depois, eles eram encontrados gritando e se debatendo violentamente em suas camas antes de morrer de causas desconhecidas. Este fenômeno ganhou destaque em diversos jornais importantes como o ‘The New York Times’ com artigo intitulado “Pesadelos suspeitos de causarem a morte de 18 laosianos”.

Uma dessas vítimas foi um garoto do Camboja dizia que estava com medo de dormir porque ele seria atacado e morto durante seu sono. "Quando ele finalmente adormeceu, seus pais pensaram que a crise havia terminado. Então eles ouviram gritos no meio da noite. Quando chegaram, ele estava morto. Ele morreu no meio de um pesadelo”, disse o diretor Craven ao jornal diário Vulture. Mas a situação não foi um caso isolado. Isso aconteceu com inúmeros refugiados que tentavam escapar do terror no Camboja. Ainda mais particular: o grupo atingido pelas mortes repentinas era, geralmente, o de homens jovens. Um grande segmento de pessoas da etnia Hmong sofreu com a síndrome desconhecida, o que gerou preocupação em médicos.

Um, professor associado da UC Berkeley e autor do livro Southeast Asian Migration: People on the Move in Search of Work, Refuge, and Belonging (Migração do Sudeste Asiático: Pessoas em movimento em busca de trabalho, refúgio e pertencimento, em tradução livre). A experiência traumática pode ter gerado esse tipo de comportamento do corpo. Muitos membros da comunidade disseram que as mortes foram causadas por agentes químicos aos quais essas pessoas estariam expostas. Mas os médicos não concordaram com a teoria. “O gás nervoso não age dessa maneira. Não há evidências. Em segundo lugar, se era gás nervoso, por que afeta apenas homens e por que apenas durante a noite?", questionou o médico legista Larry V. Lewman no artigo publicado pela LA Times. 

Além deste fato, o personagem de Freddy Krueger também foi mais diretamente inspirado por outros eventos. Por exemplo, uma noite quando Craven era jovem, ele encontrou um misterioso sem-teto do outro lado de sua janela. O homem era assustador o suficiente para inspirar a imagem do que futuramente se tornaria Freddy, em seus filmes. Quanto ao nome, Freddy Krueger era o nome de um valentão de infância que intimidava Craven. 


HISTÓRIA DE FREDDY KRUEGER

Frederick Charles Krueger, nascido em Springwood, Ohio, em 2 de Setembro de 1938, é fruto de um estupro coletivo ocorrido num velho manicômio da Rua Elm, quando a freira Amanda Krueger foi trancada junto com cem internos por dias. Durante toda a sua vida, ele foi capaz de se lembrar dos gritos de sua mãe. Amanda imediatamente pôs o filho para adoção, e alguns anos depois, Freddy foi adotado pelo Sr. Underwood, que viu utilidade no menino como atração de bêbados curiosos na pequena e imunda rua, repleta de prostitutas e drogados. O jovem apanhava constantemente do padrasto, que o tratava como um nada, tirando sangue e deixando-o cheio de marcas roxas pelo corpo. Após uma surra, em que quase foi morto, o jovem Freddy matou Underwood com uma lâmina - a mesma que Freddy usava para se cortar, devido ao abuso do padrasto e dos colegas.

Ficou da adolescência até a idade adulta perambulando pela cidade como um vagabundo, até num dia em que dormia sob uma ponte, algumas crianças vieram até ele atraídas por curiosidade. Nesse meio tempo, Freddy acordou e as assustou, que saíram correndo, exceto um garoto que caiu e machucou a cabeça. Freddy de alguma forma ficou excitado em ver o garoto coberto de sangue e despertou nele algo que não sentia há anos quando ele próprio se cortava quando jovem. Freddy começou a trabalhar em uma fábrica, casou-se e teve uma filha. Porém ao mesmo tempo começa a matar crianças, usando um carrinho de sorvete para atraí-las e mais tarde matá-las na sala da caldeira onde trabalha. Em 1976, sua esposa Loretta descobriu instrumentos de tortura no porão de casa, e viu que seu marido era o "retalhador de Springwood". Freddy estrangulou-a em frente à filha Katherine. A filha delatou-o para as autoridades e Freddy foi preso, mas acabou sendo solto por não terem assinado um mandado de busca.

Aproveitando que estava livre, Freddy decidiu que era hora de deixar a cidade e procurar novas presas, mas os moradores furiosos, conduzidos pelo tenente Thompson e sua esposa Marge, haviam decidido se vingar do cruel assassino. Os Thompsons e os vizinhos da rua Elm colocaram gasolina no local onde Freddy passava suas noites e colocaram fogo. No momento em que estava sendo queimado, Freddy invocou os demônios dos sonhos, três serpentes voadoras que tem o poder de tornar real os pesadelos das vítimas. Freddy pediu imortalidade. Em troca iria ser o maior assassino dos pesadelos.


ADAPTAÇÃO PARA O CINEMA

O personagem Freddy Krueger  é um personagem fictício da série de filmes de terror A Nightmare on Elm Street interpretado pelo ator Robert Englund. Freddy é um assassino de crianças da fictícia Springwood, Ohio, que após ser queimado por pais vingativos passa a atacar adolescentes em seus sonhos, matando-as no mundo real. O fato de ter o poder de controlar os sonhos das pessoas e matá-las durante o sono, valeu-lhe o apelido de "Senhor dos Pesadelos". São sete filmes mais um crossover com Jason Voorhees da série Sexta-Feira 13. Em um remake do filme original lançado em 2010, Freddy é interpretado por Jackie Earle Haley.

Wes Craven começou a escrever o roteiro de A Nightmare on Elm Street em meados de 1981, após ele ter concluído a produção de Swamp Thing (Monstro do Pântano no Brasil). Ele apresentou o roteiro para vários estúdios, mas todos o rejeitaram por diversas razões diferentes. Curiosamente, o primeiro estúdio que demonstrou interesse pelo projeto foram os Estúdios Disney, todavia, eles queriam que Craven suavizasse o conteúdo para tornar o filme adequado para crianças e adolescentes. Craven rejeitou a proposta. Outra proposta para gravação veio da Paramount Pictures, entretanto acabou desistindo do projeto pela similaridade que este tinha com Dreamscape, o filme que o estúdio estava produzindo no momento. Finalmente o, na época, inexperiente e independente New Line Cinema aprovou e iniciou o projeto de Craven.



_______________________________

REFERÊNCIAS

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/onda-de-mortes-inexplicaveis-que-inspirou-o-terror-de-hora-do-pesadelo.phtml

https://darkside.blog.br/7-fatos-assombrosos-sobre-a-hora-do-pesadelo/

https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Nightmare_on_Elm_Street

https://pt.wikipedia.org/wiki/Freddy_Krueger

https://segredosdomundo.r7.com/freddy-krueger-historia/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages