10 ANIMAIS ALBINOS MAIS EXÓTICOS E RAROS DO MUNDO - BLOG CURIOSIDADES DO MUNDO

NOVIDADES

Post Top Ad

Responsive Ads Here

segunda-feira, 21 de junho de 2021

10 ANIMAIS ALBINOS MAIS EXÓTICOS E RAROS DO MUNDO

 


O albinismo, também chamado acromia, acromasia ou acromatose, é uma doença congênita caracterizado pela ausência completa ou parcial de pigmento na pele, cabelos e olhos, devido à ausência ou defeito de uma enzima envolvida na produção de melanina. O albinismo resulta de uma herança de alelos de gene recessivo e é conhecido por afetar todo o reino animal. 



Os principais tipos de albinismo são os seguintes: oculocutâneo (completo ou total) - em que todo o corpo é afetado; ocular - somente os olhos sofrem da despigmentação; parcial - o organismo produz melanina (ou corantes, se no vegetal) na maior parte do corpo, mas em outras partes isto não ocorre como, por exemplo, nas extremidades superiores.

Geralmente, os animais albinos, não sobrevivem por muito tempo em seu meio natural em virtude de sua debilidade ante os raios solares e ainda porque sua falta de coloração os delata facilmente, quer para suas presas, quer para seus predadores.

Na natureza, todo o ser que se diferencia dos demais provoca curiosidade e chama atenção, é o caso dos animais albinos, que devido a ausência de melanina, substância responsável pela cor, são totalmente brancos. Eles são bem raros de se ver e se destacam por sua aparência que é um pouco acostumados do que estamos acostumados. Hoje selecionei alguns animais albinos que vão te surpreender.  

Aranha - foi encontrada na Austrália e causou grande surpresa aos cientistas. Uma caranguejeira de cabeça branca e ainda nem foi catalogada como uma espécie. 

Cobra - nascem sem numa melanina em seu corpo, e com olhos vermelhos tornando-as ainda mais exóticas. 

Esquilo - em um parque da Inglaterra foi avistado por um fotógrafo um esquino albino de olhos vermelhos. 

Girafa - apresentam a pelagem com um padrão característico com várias manchas em tom de marrom. Chamam de leucismo, quando nascem com cores e vão perdendo ao longo do tempo. Em 2016 foi a primeira vez que uma girafa albina foi filmada no Quênia, depois com apenas três aparições relatadas no mundo inteiro. 

Golfinho - em 2017, na Califórnia, algumas pessoas faziam um passeio turístico, quando inesperadamente avistaram um raríssimo golfinho albino. Ele nadava junto com um grupo de outros golfinhos. De acordo com os cientistas, sua condição não o afeta negativamente.

Gorila - foi registrado na Espanha, no zoológico da Catalunha um gorila albino, depois de ter sido descoberto por um caçador. Ele gerou 21 filhotes ao longo da sua vida, mas nenhum albino como ele.

Jacaré - são da mesma família dos jacarés tradicionais, se diferenciando apenas pela cor. São totalmente brancos pela ausência da melanina. Dá para encontrar em parques no Quênia, na África. Sua cor acaba chamando atenção, principalmente de caçadores. 

Leão - é a mesma espécie do leão sul-africano, o que os diferencia é apenas a sua pelagem que é muito clara, que é devido a uma rara mutação em seu gene. Já o leão albino chega a ter pelagem branca e olhos vermelhos. Apesar de serem lindos, traz uma grande desvantagem, reduz sua capacidade de se camuflar e ser um elemento surpresa na natureza.

Morcego - no mundo existe várias espécies de morcego, inclusive morcegos brancos cuja a principal característica é a pelagem branca. Eles são bem pequenos, entre 3 à 5 cm de cumprimento. Apesar de ter uma má fama, os morcegos geralmente não atacam as pessoas, porém podem morder quando são capturados. 

Pavão - é uma ave que chama muita atenção por ter uma calda bem grande e colorida. Os machos utilizam a beleza de suas caldas para atrair as fêmeas para o acasalamento. Então, eles se exibem abrindo sua longa calda em formato de leque. Os pavões albinos, apesar de chamar atenção das pessoas por sua rara beleza, isso diminui muito as suas chances de acasalamento, já que a ausência das cores não tem o mesmo efeito que a colorida. 



______________________________________

REFERÊNCIAS

https://www.biologianet.com/doencas/albinismo.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/albinismo.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Albinismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages