A ESTRANHA ARTE DE FOTOGRAFAR OS MORTOS, ORIGEM E SIGNIFICADO - BLOG CURIOSIDADES DO MUNDO

Post Top Ad

sexta-feira, 4 de junho de 2021

demo-image

A ESTRANHA ARTE DE FOTOGRAFAR OS MORTOS, ORIGEM E SIGNIFICADO

Responsive Ads Here

 

sagas

Para algumas pessoas fotografar os mortos pode parecer algo extremamente estranho, de mal gosto ou até mesmo sem sentido, mas essa técnica em momentos da história foi algo comum e até mesmo uma tradição de família em algumas culturas...


Quando você pensa que essa era uma das formas de imortalizar seus entes queridos, provavelmente você comece a ver essa técnica de uma outra forma...

Fotos+de+mortos+3

Fotografia Pós-Morte, ou fotografia Post-Mortem, é a arte de fotografar os mortos, fato que acontecia ainda na Era Vitoriana, especificamente no final do século XIX. Tudo começou quando a Rainha Vitória pediu que fotografassem um cadáver de uma pessoa querida para que ela guardasse de recordação. Desde então, esse costume passou a ser adotado pela sociedade inglesa. 

A primeira foto conhecida foi a de "Five killed men" de Karol Beyer feita em 1861. Beyer ficou conhecido como o pai da fotografia polonesa. Ele abriu seu primeiro ateliê em Varsóvia, na Polônia em 1845, tornando-se o pioneiro em fotografias de estúdio. Tirava fotos de pessoas vivas e mortas. Em 25 de Fevereiro de 1861, o exército czarista recebeu ordens de atirar em cinco participantes do pacífico protesto patriótico em Varsóvia. Beyer fotografou os corpos um dia depois e criou um quadro. Vários cartões foram espalhados por toda a Polônia. 

Fotos+de+mortos+1

A fotografia Pós-Morte era uma maneira que as pessoas encontraram de imortalizar seus entes queridos mortos. Tirar retratos na época era como um artigo luxo pelo qual a maioria da população não podia pagar com frequência, portanto, alguns deles se tornaram os únicos registros de reuniões familiares ou até a única fotografia existente da pessoa recém-falecida. Havia um alto índice de mortalidade, principalmente infantil. Assim, fotografar, tornou-se como uma espécie de ritual de luto, em algum momento entre o velório, que poderia durar dias, e o sepultamento, tiraram as fotos. 

No início, a fotografia post mortem retratava as pessoas deitadas, algumas vezes em seus caixões, mas logo os fotógrafos foram se tornando mais criativos e passaram a retratar em poses que simulando situações cotidianas. Para isso, eram utilizadas estruturas de suporte e artimanhas mirabolantes para manter os corpos em determinadas posições ou com os olhos abertos.

Fotos+de+mortos+4

Os corpos também eram colocados em posição natural como sentado em uma cadeira ou no sofá, e os olhos eram abertos para dar ilusão de vida.  Se o morto era uma criança, a mãe muitas vezes era fotografada com ele, às vezes até carregando o corpo nos braços. Em algumas circunstâncias, os olhos do morto permaneciam fechados, e o corpo era posto em uma cama, como se estivesse em sono profundo. Ou até chegavam a pintar os olhos abertos depois sobre a foto.

Fotos+de+mortos+2

Os corpos dos mortos sempre se provavam ser perfeitos para fotografias, parados o suficiente para eliminar os borrões dos movimentos dos vivos, e assim reter os detalhes intrincados dos rostos. Esse feito, combinado com a posição que parecia dar vida aos corpos, às vezes ofuscava os vivos nos retratos.

Porém, duas razões logo iriam condenar essa prática. Primeiro, a qualidade dos serviços de saúde britânicos melhorou e aumentou a expectativa de vida da população, em especial a infantil. E o surgimento da fotografia instantânea permitiu que pessoas tirassem fotos uma das outras em vida, o que basicamente derrubou a demanda pelos "retratos da morte". Hoje, eles são apenas um lembrete de nossa mortalidade.

Filme+Os+outros

No cinema, podemos ver essa técnica retratada em alguns filmes, como em "Os outros" que foi lançado em 2001 e contava com Nicole Kidman no elenco, durante uma das assustadoras passagens do longa, um dos personagens folheia um álbum de fotografias repleto de retratos de pessoas mortas. Como também no filme "Evocando espíritos" de 2009, quando descobrem as práticas que realizavam naquela casa mal assombrada.




_______________________________________

REFERÊNCIAS

https://www.bbc.com/portuguese/geral-36461785

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/06/a-perturbadora-arte-de-fotografar-mortos.html

https://www.hypeness.com.br/2017/12/verdade-ou-lenda-pesquisador-revela-misterio-das-fotos-do-seculo-19-com-pessoas-mortas/

https://history.uol.com.br/noticias/arte-inquietante-de-fotografar-os-mortos

https://www.megacurioso.com.br/bizarro/37057-arte-macabra-no-passado-era-costume-ser-fotografado-com-os-mortos.htm

https://www.mundosombrio.com.br/curiosidades-sombrias/post-mortem/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia_p%C3%B3s-morte#:~:text=Fotografia%20P%C3%B3s%2DMorte%20(ou%20fotografia,imortalizar%20seus%20entes%20queridos%20mortos%2C


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *