A TEORIA DO CAOS E COMO ELA PODE MUDAR NOSSA VIDA - BLOG CURIOSIDADES DO MUNDO

Post Top Ad

quinta-feira, 20 de maio de 2021

demo-image

A TEORIA DO CAOS E COMO ELA PODE MUDAR NOSSA VIDA

Responsive Ads Here
 
Teoria+do+caos+1

A TEORIA DO CAOS desperta curiosidade e ao mesmo tempo pode dar um nó na nossa cabeça, quando imaginamos que algo tão simples pode mudar completamente o curso da nossa vida. Nesse video, vamos falar um pouco sobre essa teoria e as influências que tem para a vida das pessoas, e para o mundo.



A Teoria do Caos é uma área da matemática que estuda como pequenas diferenças em condições iniciais, dentro de sistemas dinâmicos e complexos, podem causar resultados distintos. Uma minúscula mudança no início de um evento pode trazer consequências totalmente desconhecidas no futuro. Pode parecer assustador se pensarmos que essa teoria pode ser aplicada no nosso cotidiano. Basta pensar em algo casual em nossas vidas para ver que essa ideia faz sentido. Mas calma, nem tudo será ruim.

Tomamos como primeiro exemplo uma situação em que você precisa chegar na hora para prova do vestibular, e você decidiu ir com sua bicicleta, durante o caminho um parafuso estoura o pneu, metade do caminho você percorre andando e até correndo, mas não chega a tempo e os portões já estão fechados. Você não poderá mais fazer a prova que você tentaria para Direito. Você decide voltar para o cursinho para revisar os assuntos e não ficar parado. Durante as aulas, você conhece o amor da sua vida, ele/ela pretende tentar para Turismo, e você muda de ideia. Os dois tentam o vestibular, conseguem passar, fazem a faculdade juntos, se casam, montam uma agência de Turismo e são felizes para sempre.

Um outro exemplo, pense que você está indo viajar, mas nesse dia, o piloto do voo que você iria pegar se atrasou por causa de um acidente no caminho. Por consequência, você perdeu o check in no hotel que gostaria de ficar. Ao escolher um outro hotel, você conheceu pessoas maravilhosas que tornaram a sua viagem uma experiência totalmente diferente, e por causa delas, você conseguiu um emprego dos seus sonhos. O acidente que atrasou o piloto lá no início do evento tinha sido causado por um parafuso que se soltou de um caminhão e furou o pneu de um carro que estava na estrada.

Nesse caso, por causa de uma pequena coisa, como um parafuso, você conheceu pessoas que mudaram o seu destino. Isso é a Teoria do Caos. As vezes, a teoria pode parecer algo ruim, mas nem sempre, o final pode ser muito bom também.

Teoria+do+caos+2

Como foi descoberta essa Teoria?

A Teoria foi descoberta nos anos 60, quando Edward Lorenz, um matemático e meteorologista norte-americano, estava usando um programa de computador para calcular padrões climáticos. Ele foi inserindo dados relacionados a temperatura, umidade, pressão de ar, força e direção do vento, além disso, ele inseriu também um desses dados com algumas casas decimais a menos. Ele não imaginava que uma mudança tão pequena no início, poderia causar resultados totalmente diferentes no final.

A alteração que parecia bem pequena, como aquele parafuso dos exemplos anteriores, transformou completamente o padrão das massas de ar, causando um efeito totalmente inesperado. Com base nessas observações, ele formulou equações que mostravam o que ficou conhecido como o Efeito Borboleta. Para Lorenz, era como se o bater das asas de uma borboleta pudesse gerar um tornado no outro lado do mundo. Parece coisa bem louca, mas a Teoria do Caos é uma ciência que prevê o comportamento de sistemas “imprevisíveis".

É claro, que não será apenas um simples bater de asas de uma única borboleta que causará um tornado por conta própria, mas existem milhares de borboletas e se cada uma delas causasse um tornado, o mundo seria um verdadeiro caos. Não é disso que se trata o efeito borboleta, mas sim como pequenas mudanças nas condições iniciais de grandes sistemas, podem levar a mudanças drásticas nos resultados.

Dentro dos “Sistemas” poderia ser qualquer coisa sobre padrões climáticos, ou a forma como grandes grupos de asteroides se movem, ou simplesmente como as pessoas interagem. Por exemplo, usar uma simples espuma de banho na Europa, pode provocar a destruição dos ursos polares lá na Groenlândia. Isso é explicado porque as toxinas liberadas no ambiente percorrem milhares de quilômetros poluindo a água e se acumulando na gordura dos peixes e focas durante anos. Esse animais posteriormente serão comidos pelos ursos. No final, a concentração de poluentes no sistema dos ursos polares causa desordens de comportamento e falhas na reprodução e no crescimento desses animais. Percebeu como uma pequena coisa no início pode ter uma grande consequência no final? Esse é o efeito borboleta, que também tem um nome científico: dependência sensível das condições iniciais.

Teoria+do+caos+3

Efeito borboleta aplicado a Teoria na História

Um bom exemplo do Efeito em nossas vidas é o desencadear das duas grandes Guerras Mundiais. O efeito que essas guerras tiveram em nossas vidas é inegável e sofremos as consequências delas até os dias atuais.

Primeira Guerra Mundial
Em 28 de junho de 1914, uma granada foi lançada em direção carro que carregava Franz Ferdinand, o Arquiduque da Áustria. A granada não o atingiu mas feriu os passageiros que estavam no carro. Quando Ferdinand foi visitar os feridos no ataque, seu motorista fez uma curva errada e parou em uma rua. Neste lugar, Gavrilo Princip, um sérvio de 19 anos, a mesma pessoa que antes tinha cometido o atentado, viu Ferdinand e atirou nele e em sua esposa. Após o assassinato de Franz Ferdinand, a Áustria-Hungria declarou guerra contra a Sérvia, o que deu início guerra. Se caso o motorista não tivesse tomado essa direção errada, o arquiduque da Áustria-Hungria não teria sido assassinado e a guerra não teria acontecido da forma como a conhecemos.

Segunda Guerra Mundial
Em outro caso, é o que aconteceu em 28 de setembro de 1918, Henry Tandey, um soldado inglês ficou de frente com um soldado alemão ferido. Henry preferiu não atirar no inimigo e o deixou passar. Acontece que esse soldado alemão era Adolf Hitler. Se Tandey tivesse puxado o gatilho, haveria uma grande possibilidade da Segunda Guerra não ter acontecido.


Princípios da Teoria do Caos:

- Imprevisibilidade - nunca poderemos conhecer todas as condições inicias de um sistema completo em detalhes suficiente, assim como não podemos prever o destino final. Pequenos erros na medição do estado de um sistema serão amplificados drasticamente no final, o que torna qualquer predição inútil.

Ordem e desordem - caos não é simplesmente desordem. O Caos explora as transições entre ordem e desordem, que muitas vezes ocorrem de maneiras surpreendentes.

- Mistura - dois pontos adjacentes em um sistema complexo podem acabar em posições muito diferentes após algum tempo decorrido. Como por exemplo, duas moléculas de água vizinhas podem acabar em diferentes partes do oceano ou mesmo em diferentes oceanos.

- Fractal - os fractais são bem comuns na natureza, são padrões infinitamente complexos que são similares em diferentes escalas. São criados repetindo um processo simples em um loop contínuo. Os fractais são imagens de sistemas dinâmicos, e eles são extremamente familiares, já que a natureza está cheia de fractals, como por exemplo, as árvores, nuvens, furacões, etc.

Apesar do seu nome, a Teoria do Caos, é qualquer coisa menos caótica. É rigorosamente matemática. Ela ajudou a explicar por exemplo, a ordem oculta que está ligada a vários sistemas que eram aparentemente aleatórios, como ataques epilépticos, o ritmo dos batimentos cardíacos, as mudanças climáticas e até a bolsa de valores.

Teoria+do+caos+4

Teoria do Caos abordado no CINEMA

- De volta para o Futuro, a trilogia (1985, 1989 e 1990) (Back to the Future), retrata a história do jovem Marty McFly (Michael J. Fox), que volta no tempo em uma máquina criada pelo cientista Emmett Brown (Christopher Lloyd). A interação de McFly com seus pais e conhecidos gera profundas mudanças no futuro, alterando a história da vida das pessoas e até do desenvolvimento da cidade.

- Efeito borboleta 1 e 2 (2004 e2006) - Evan Treborn, um estudante universitário de 20 anos, descobre que tem a capacidade de viajar no tempo para habitar sua antiga personalidade e mudar o passado, mudando seus comportamentos passados​​. Tendo sido vítima de vários traumas de infância agravados por perdas de memória induzida por estresse, ele tenta acertar as coisas para si e seus amigos, mas há consequências inesperadas para todos.

- Homem do Futuro (2011) - uma produção brasileira, retrata a história do físico Zero (Wagner Moura). Ao criar uma estranha máquina, Zero volta aos tempos da faculdade e tenta conquistar sua amada, Helena (Alinne Morais). Sempre que Zero causa uma pequena alteração nos fatos passados, mudanças significativas ocorrem no futuro.

- Durante a tormenta (2019) - uma produção espanhola e um filme original da Netflix que retrata muito bem o caos que o Efeito Borboleta pode causar. No longa, uma inusitada interferência entre duas épocas diferentes faz com que Vera (Adriana Ugarte), uma mulher casada e feliz, salve a vida de um menino que morou em sua casa há 25 anos. Mas o ato de bondade distorce a realidade e Vera acorda em uma realidade totalmente diferente, onde sua filha nunca nasceu e ela nunca conheceu seu marido.


___________________________________

REFERÊNCIAS

https://www.hipercultura.com/o-efeito-borboleta-em-nossas-vidas/

https://www.hipercultura.com/o-que-e-a-teoria-do-caos-e-como-ela-pode-afetar-sua-vida/

https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/teoria-caos.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Borboleta_(filme)

https://www.vix.com/pt/cinema/573948/15-filmes-sobre-efeito-borboleta-que-te-deixarao-maluco-durante-a-tormenta-e-um

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *