A ORIGEM E O SIGNIFICADO DAS CARTAS DO BARALHO - BLOG CURIOSIDADES DO MUNDO

NOVIDADES

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sexta-feira, 28 de maio de 2021

A ORIGEM E O SIGNIFICADO DAS CARTAS DO BARALHO

 


Acredito que muitas pessoas já devem pelo menos uma vez na vida ter jogado algum tipo de jogo de cartas, ou ter pelo menos ter visto ou ouvido falar deles. Interessante que hoje em dia já existe até aplicativos no celular que tem esses jogos. É um ótimo passatempo. Dessa vez, vamos conhecer mais curiosidades sobre a origem e o significado dessas cartas...  


Baralho podemos definir como um conjunto de cartas que compõem o jogo, assim chamado habitualmente devido ao fato de, antes das repartidas, as cartas serem misturadas ou embaralhadas pelo crupiê ou por algum jogador designado para fazê-lo.


HISTÓRIA

Embora haja indícios de que os jogos de cartas teriam surgido na China juntamente com o papel, há outros que apontam uma origem árabe. De qualquer forma, o baralho foi introduzido na Europa durante o século XIV. E a partir do século XV, com o desenvolvimento dos processos de impressão e de fabricação de papel propiciou a popularização do baralho em vários países. E há quem acredite que o baralho que conhecemos foi inventado pelo pintor francês Jacquemin Gringonneur, sob encomenda do rei Carlos VI de França. Gringonneur desenvolveu as cartas do jogo de forma que representassem a divisão da sociedade francesa através de seus naipes, sendo copas o clero; espadas a nobreza; paus os camponeses; ouros a burguesia.


Mais tarde, atribuíram-se significados específicos às cartas com figuras, representando personalidades históricas e bíblicas. São elas:

Rei de Ouros - Júlio César, geralmente com um machado que simboliza as legiões romanas;
Rei de Espadas - o rei israelita Davi;
Rei de Copas - o rei Carlos Magno;
Rei de Paus - Alexandre, o Grande;
Dama de Ouros - Raquel, esposa de Jacó;
Dama de Espadas - A deusa grega Atena;
Dama de Copas - Judite, personagem bíblica;
Dama de Paus - Elizabeth I de Inglaterra;
Valete de Ouros - Heitor, Príncipe de Troia;
Valete de Espadas - Napoleão Bonaparte, imperador francês; ou Holger Danske, Rei Dinamarquês 
Valete de Copas - Dante Alighieri, escritor italiano; ou  La Hire (Étienne de Vignolles) 
Valete de Paus - Sir Lancelot.

A carta que tem a frente com maior liberdade de criação é o coringa ou joker, que representaria os palhaços dos jograis realizados nos castelos medievais.


COMPONENTES DO BARALHO

O baralho é um retângulo de papel grosso, cartolina, cartão ou plástico, com um lado estampado com diversas cores e símbolos chamado de face e o outro estampado num padrão comum a todas as cartas de cada baralho de modo que se esconda o valor da face. Em um baralho de cartas existem quatro naipes: Espadas (♠️); Paus (♣); Copas (♥️); Ouros (♦️). Dependendo da região, os naipes são denominados por outros símbolos e nomes das figuras.

A quantidade de cartas mais comum, e que é utilizada em vários jogos, é a que que compõe o baralho inglês de 52 cartas (o qual podem ser acrescentado os coringas), divididas nos quatro naipes franceses, com cada naipe contendo cartas numeradas de 2 a 10, o Ás, e as cartas figuradas valete, dama e rei. Os jogos que utilizam este baralho podem usá-lo todo ou um subconjunto obtendo uma menor quantidade de cartas. Os subconjuntos mais comuns são os que excluem os 10s, 9s e 8s dos quatro naipes, totalizando 40 cartas (A K Q J 7 6 5 4 3 2) são chamados de "baralho sujo", e os que excluem os 10s, 9s, 8s, 7s, 6s, 5s e 4s, totalizando 24 cartas (A K Q J 3 2) são chamados de "baralho limpo".



TIPOS DE BARALHOS

Baralho francês de 52 cartas

O principal baralho de 52 cartas, em uso atualmente, inclui 13 cartas de cada um dos quatro naipes franceses, paus (♣), ouros (♦), copas (♥) e espadas (♠), com cartas de figuras. Cada naipe inclui um ás, que descreve um único símbolo de seu naipe (muito grande, muitas vezes apenas o ás de espadas) um rei, uma rainha, e um valete, cada um representado com um símbolo de seu naipe, com valores de dois a dez, com cada cartão mostrando o número de símbolos de seu naipe. Para além destas 52 cartas, baralhos comerciais geralmente incluem dois coringas. Em muitos jogos, os coringas não são usados. Os coringas são geralmente distinguidos pela cor.

Baralho francês 56 cartas

O baralho de 56 cartas (baralho cavalheiresco) em uso hoje inclui 14 valores de cada um dos quatro naipes franceses, paus (♣), ouros (♦), copas (♥) e espadas (♠) com cartas de figuras, e é usado especialmente em jogos de cartas como rook, copas, espadas e mighty. Ele aumenta o baralho de 52 cartas-padrão, com quatro cartas da corte, ou seja, cavaleiro de paus, cavaleiro de ouros, cavaleiro de copas e cavaleiro de espadas. Elas correspondem estritamente às cartas Arcanos Menores do baralho de tarô francês.

Baralho lusófono

O baralho mais usado nos países lusófonos tem 52 cartas, distribuídas em 4 grupos - também chamados de naipes - os quais têm 13 cartas de valores diferentes. Os nomes dos naipes em português (mas não os símbolos) são similares aos usados no baralho espanhol de quarenta cartas. São eles espadas (♠), paus (ou arvore) (♣), copas (♥) e ouros (♦), embora sejam usados os símbolos franceses. Cada naipe tem 13 cartas, sendo elas um ás (representado pela letra A), todos os números de 2 a 10, e três figuras: o valete (também chamado de Jorge), representado pela letra J (do inglês jack), a dama (também chamada de rainha) representada pela letra Q (do inglês queen) e o rei, com a letra K (do inglês king). Ao ás, geralmente, é dado o valor 1 e às figuras são dados, respectivamente, os valores de 11, 12 e 13. Nos jogos de Canasta o Ás tem valor de 1 ou de 14 (Baralho com 52 cartas) também é comum ver a carta 2 como coringa nos jogos de canastra. Os nomes dos naipes em espanhol, correspondentes ao baralho de 52 cartas, não têm as mesmas denominações do baralho espanhol de 40 cartas que são oros, copas, espadas e bastos, mas seus correspondentes diamantes, corazones, pique e treboles. Alguns jogos também incorporam um par de cartas com valor especial, e que nunca aparecem com naipe: os curingas (Brasil) ou jokers (Portugal).

Baralho ítalo-espanhol de 40 cartas

Ver artigo principal: Baralho espanhol - Baralho italiano
O baralho ítalo-espanhol é composto por 40 cartas com 10 valores de cada um dos quatro naipes, numeradas de Ás a 7 e de Valete a Rei, excluindo-se as cartas 8, 9 e 10. É usado para jogos tais como truco (e para as suas variações como o truco cego, ou espanhol, ou argentino, ou uruguaio, ou gaudério), bisca (ou bríscola), escopa (ou escova), entre outros comuns às regiões que têm influência espanhola e italiana.

Baralho de tarot de 78 cartas

O baralho de tarot de 78 cartas, e subconjuntos do mesmo, são usados ​​para uma variedade de jogos europeus de trick-tracking. O baralho de tarot se distingue da maioria dos outros baralhos pelo uso de um naipe de trunfos separado de 21 cartas, e um bobo, cujo papel varia de acordo com o jogo específico. Além disso, ele difere do baralho francês de 52 cartas pela utilização de uma carta de corte adicional em cada naipe, o cavaleiro ou cavalo. Na Europa, o baralho é conhecido principalmente como um baralho de cartas de jogar; nas Américas, o baralho é conhecido sobretudo por seu uso em cartomancia, os trunfos e o bobo compõem os arcanos maiores, enquanto as 56 cartas de naipe compõem os arcanos menores.

Baralhos personalizados

Recentemente surgiram novos jogos de cartas, entre os quais o primeiro grande êxito foi o Magic, the gathering. Trata-se de jogos complexos que utilizam um conjunto variável de cartas, que os jogadores devem coleccionar, cada uma das quais tem um conjunto de características que a distingue das demais e que são alteradas pela interacção com as outras cartas.


DIA DO BARALHO

A partir de 2013, no Brasil, a Copag passa a fazer uma campanha para se comemorar o Dia do Baralho. O dia escolhido é 13/09, em homenagem ao baralho "Copag 139", o mais vendido do Brasil.



JOGOS DE CARTAS

Buraco

Alguns dizem que esse estilo foi criado no Uruguai, outros falam que é uma invenção brasileira. Fato é que o buraco é um dos principais jogos de baralho em ambos os países. Nele, o objetivo é somar o maior número possível de pontos. A pontuação é contada levando em consideração a quantidade de cartas “baixadas” pelas duplas (ou jogadores individuais) e das canastras (que são as sequências de sete ou mais cartas formadas pelos jogadores — por exemplo, do A ao 7, do 2 ao 8, e assim por diante). O curinga pode ser usado para ajudar na formação de canastras (por exemplo, do 2 ao 4, curinga, e nova sequência do 6 ao 8). Porém, o jogo só chega ao final quando alguém “bater”, isto é, livrar-se de todas as cartas. Jogado com dois baralhos, o buraco é garantia de diversão!

Canastra

Bastante similar ao buraco, a canastra tem como objetivo formar uma sequência de sete cartas do mesmo número — e não uma sequência numérica, como no outro jogo. A contagem da pontuação também é feita de forma diferente, descontando pontos quando o jogador termina uma rodada sem nenhuma canastra formada.

Paciência

Paciência pode ser jogado com um baralho comum, mas se popularizou nas últimas décadas por estar disponível no formato de game do Windows. Uma de suas vantagens é que pode ser jogado sozinho, o que torna uma partida ideal para aquelas horas em que não há mais ninguém em casa para compartilhar esse momento. O objetivo do jogo é, basicamente, fazer uma sequência de cartas do A ao Rei (K), do mesmo naipe, a partir de uma organização específica das demais cartas do baralho e de movimentos que seguem um padrão. Paciência tem diferentes versões, com objetivos ligeiramente modificados, como FreeCell e Spider.

Burro

O objetivo do burro é formar uma quadra com cartas que sejam iguais (por exemplo, quatro As, quatro Reis ou quatro cartas de número 7). Para jogar uma partida, devem ser separadas quatro cartas iguais para cada jogador da mesa — idealmente, quatro pessoas devem estar presentes em um jogo de burro. No entanto, as cartas iguais não devem ser todas entregues aos jogadores de forma organizada, elas devem ser embaralhadas antes de serem distribuídas. Um desses jogadores receberá, além das quatro cartas iguais, um curinga. Esse jogador que tiver cinco cartas fará o primeiro movimento do jogo. Ele distribuirá uma carta à sua escolha para o jogador seguinte, porém, essa carta não pode ser o curinga. A cada vez que o coringa é passado adiante, o jogador que a recebe deve mantê-la consigo por uma rodada. O primeiro jogador a formar uma quadra (com quatro cartas iguais) deve colocá-las sobre a mesa com a face para baixo, discretamente. Os demais jogadores, ao perceberem esse movimento, devem fazer o mesmo. O último a fazer isso é o burro, que recebe uma letra (B). Se ele voltar a ser o último, receberá outra letra (U), depois outra (R), até completar a palavra “burro”. Quem terminar a rodada com o coringa na mão também ganha uma letra. O mais divertido de tudo? O jogo não tem vencedores, apenas perdedores!

Pife

O pife é um jogo que pode entreter de duas a oito pessoas. Jogado com dois baralhos, tem como objetivo a formação de trincas, que podem ser de cartas de mesmo valor ou uma sequência de cartas de mesmo naipe (2, 3 e 4, por exemplo). Cada jogador recebe nove cartas e, durante uma rodada, um deles compra uma carta do bolo e descarta outra. O jogador seguinte pode comprar uma carta do bolo ou pegar a descartada pelo jogador anterior, caso essa carta o ajude a formar uma trinca. O objetivo é formar três trincas. O primeiro jogador que conseguir atingir essa meta, “bate” e ganha o jogo. Em algumas versões, o pife é jogado sem os curingas, enquanto alguns grupos aceitam o uso do curinga na formação de trincas: por exemplo, um jogador que tenha um 2 de paus e um 2 de espadas, pode usar o curinga para completar a trinca.

______________________________

REFERÊNCIAS

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/cartas-baralho-origem.phtml

https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/baralho.htm

https://www.hypeness.com.br/2020/12/voce-conhece-o-significado-original-das-cartas-do-baralho/

https://portal.crosster.com.br/principais-jogos-baralho/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Baralho

https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Jogos_de_cartas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages