J. F. DAWSON, O VERDADEIRO JACK DO FILME TITANIC - BLOG CURIOSIDADES DO MUNDO

NOVIDADES

Post Top Ad

Responsive Ads Here

terça-feira, 20 de abril de 2021

J. F. DAWSON, O VERDADEIRO JACK DO FILME TITANIC



Desde que o filme TITANIC foi lançado em 1997, os fãs do casal Rose e Jack se perguntam sobre a história de amor, se teria sido inspirado em fatos reais. Na verdade, eu mesma, já ouvi de tudo durante esses anos, até uma história de que provavelmente o romance seria real e que Rose ficou grávida dele, e o bebê teria nascido nos Estados Unidos. Foram muitas especulações. No video compartilho com vocês algumas das minhas descobertas sobre o real Jack Dawson.


Na verdade, o que pude encontrar sobre o real Dawson, era que de fato ele teria feito a viagem no Titanic, mas que que tudo não passou de uma possível coincidência...


O nome J. Dawson não chamava nenhuma atenção até que o diretor de cinema James Cameron transformou o personagem fictício de Jack Dawson em uma ferramenta muito importante para esta história de amor. Depois disso, o túmulo passou a receber muitas flores e tornou-se um templo de fortes emoções daquele corpo recuperado por Mackay Bennett e enterrado no Canadá em 8 de Maio de 1912.

Depois que um documentário do Discovery Channel foi exibido nos EUA em janeiro de 2001 abordando esta questão, novas investigações foram realizadas e depois comentadas no livro “O irlandês a bordo do Titanic”, o qual foi o primeiro texto a falar com mais detalhes sobre a verdadeira identidade do corpo número 227. 


Antes acreditava-se que Jack era um passageiro, mas na realidade suas roupas e os objetos encontrados com ele, o caracterizaram como um membro da tripulação. J. Dawson, ou melhor, Joseph Franklin Dawson, era um trabalhador encarregado da canalização de carvão para os trabalhadores dos fornos. Ele estava responsável pela manutenção do aquecimento dos fornos que deviam sempre estar no mesmo nível, do contrário poderia prejudicar a estabilidade do navio. 

Quando o impacto do Titanic com o iceberg ocorreu, Dawson só teve tempo de pegar sua bolsa pessoal e carteira de identidade. Os documentos encontrados demonstram que Dawson era um jovem de 23 anos de idade, muito mais jovem do que o estimado 30 anos levantado pelos marinheiros que o recuperaram do Oceano Atlântico. Seu endereço também foi encontrado: era a britânica Rua 70, Southampton. E sua cidade natal aparece como Dublin, na Irlanda. 


Além disto, existem muitas outras coisas que não são aquelas contadas no filme. Em Dublin havia uma casa de repouso onde vivia um senhor de 88 anos de idade que era o mais antigo membro da família Dawson. May Dawson nasceu no ano da tragédia do Titanic, em 1912, e lembrava-se de contos de Joseph Dawson, o membro da família que embarcou no maior navio daquela época. Esse trabalhador assinava sua inicial, em vez do nome, identificado como “J”, tal qual havia feito quando viajou no RMS Majestic, anos antes do Titanic.

Como é possível que Joseph Dawson tenha embarcado no titanic, deixando para trás dua família? É uma história ainda mais fascinante do que a fictícia. As semelhanças entre a realidade e a ficção são realmente impressionantes. Ambos eram jovens e sem dinheiro, em busca de aventuras, um deles era um trabalhador de carvão enquanto que o outro, um personagem que usava carvão para fazer desenhos.


Após consultar sua família, J.Dawson decidiu partir dentro de alguns anos. Durante algum tempo ele ouviu falar sobre um grande transatlântico que prometia um bom salário para aqueles que não tinham medo de trabalhar duro. Um certificado provisório de embarque foi feito em Netley em 30 de Junho de 1911 e está disponível até hoje. Ler: “O número de 1854, J. Dawson, está aguardando uma descarga do dia 01 de julho de 1911 a 20 de Julho 1911”.


Havia também uma outra razão interessante para embarcar no barco. Dias antes, ele estava circulado por alguns bares de Southampton quando Dawson conheceu o encarregado pelos fornos do barco, John Priest. E o mais importante é que ele também chegou a conhecer a irmã de Priest, Nellie. Sendo assim, o jovem Joseph Dawson começou a cortejá-la, e descobriu que ela também iria viajar, o que o motivou com relação ao Titanic. Seu destino não foi o melhor, já sabemos disso, mas esta é a história verdadeira de J.Dawson.


_________________________________

REFERÊNCIAS

https://catholicus.org.br/o-verdadeiro-jack-dawson-o-passageiro-que-inspirou-o-filme-titanic-esta-e-sua-verdadeira-historia/

https://www.paraoscuriosos.com/a7142/o-real-jack-dawson-o-passageiro-que-inspirou-o-filme-titanic#utm_source=SiteShareButton&utm_medium=SiteShareButton&utm_campaign=Article_7142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages