OS BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DA SIMBIOSE NO REINO ANIMAL - BLOG CURIOSIDADES DO MUNDO

Post Top Ad

quinta-feira, 18 de março de 2021

demo-image

OS BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DA SIMBIOSE NO REINO ANIMAL

Responsive Ads Here

 

Simbiose+123

Nosso tema dessa vez foi uma indicação do nosso amigo e participante do grupo no Facebook (clique AQUI para participar também e interagir), foi Josue Ramiro de Alagoas. Antes de tudo gostaria muito de agradecer pela participação, e  claro convidar você também que está visitando esse blog a fazer o mesmo, é só mandar mensagem nos comentários ou em privado. Preparados? Vamos conhecer mais o que significa Simbiose?



SIMBIOSE é definida como uma associação entre dois organismos de espécies diferentes onde ambos podem se beneficiar mutuamente, apenas um, ou até mesmo haver o prejuízo para uma das partes. As formas são: mutualismo, comensalismo e parasitismo. Vamos entender...

Mutualismo - há uma associação em que ambos os seres se beneficiam. Podemos tomar como exemplos...

- as bactérias que vivem no sistema digestivo do gado que ajudam as vacas e os bois a digerir o capim que eles ingerem, em contrapartida, as bactérias recebem abrigo e alimento
- o peixe palhaço (Nemo) com as anêmonas, enquanto o peixe palhaço ganha a proteção dos tentáculos das anêmonas, elas ganham um ótimo faxineiro
- quando a abelha coleta o néctar de uma flor, ela espalha o pólen que se gruda em suas pernas. Essa relação é mutualista, pois fornece nutrição para o inseto e fertilização para a planta.


Comensalismo - há um relacionamento no qual um dos organismos se beneficia, mas o outro não obtém vantagem nem prejuízo algum. 

- a rêmora (peixe) e o tubarão têm uma relação comensalista. As rêmoras prendem-se à pele do tubarão e alimentam-se com os restos do que ele come, sem o afetar.
- entre o homem e a Entamoeba coli existe uma relação de comensalismo. A E. coli é um protozoário, do grupo das amebas, que vive no intestino grosso de humanos e se alimenta dos seus restos digestivos. Ela não causa doenças ao homem.
- as hienas ficam a espreita da caça dos leões. Quando os leões terminam de se alimentar, as hienas aproveitam-se das sobras da caça.

Parasitismo - porém, há uma relação em que um dos seres se beneficia e o outro é prejudicado. O organismo que se beneficia é chamado de parasita e o prejudicado é o hospedeiro. 

- as lombriga no ser humano (Ascaris lumbricoides) estabelece uma relação de parasitismo com os seres humanos, causando uma doença chamada ascaridíase. A transmissão ocorre quando o ser humano ingere água ou alimentos contaminados pelos ovos da lombriga. Dos ovos saem larvas, que, após migrarem por certas partes do corpo, tornam-se adultas ao chegarem ao intestino delgado. É no intestino que esses animais conseguem seu alimento e também se acasalam. Geralmente a ascaridíase não causa sintomas, mas, caso o paciente possua grande quantidade de vermes, pode apresentar, por exemplo, obstrução intestinal, dores abdominais, diarreia e náusea.
- os piolho da cabeça no ser humano: o Pediculus humanus capitis apresenta uma relação de parasitismo com o ser humano, causando a pediculose. Esses animais são transmitidos por meio de contato direto com alguém que tenha piolhos ou pela utilização de seus objetos pessoais. Os piolhos alimentam-se de sangue, e, durante sua alimentação, uma combinação de substâncias por eles liberada provoca o sintoma mais conhecido: a coceira. 
- As pulgas e os carrapatos grudam-se à pele de cães, gatos e outros animais e alimentam-se do sangue deles. Isso causa coceira e dor, além de muitas vezes provocar doenças.


_________________________________________________
________________________________

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

Identifique nessas três opções quais são as relações de simbiose: mutualista, comensalista e parasita.

1. Os fungos e algas, numa relação mútua de proteção-alimento, caracterizando os líquens.
2. Os urubus alimentam-se dos restos orgânicos deixados pelo homem. Grande quantidade de alimento é desperdiçada por humanos e acabam em lixões, onde os urubus alimentam-se.
3. O verme do gênero Taenia (solitária), encontrado no intestino do hospedeiro. É adquirida através da ingestão da carne de boi ou porco malcozidas, contendo as larvas (cisticercos) da tênia. 


______________________________________________
_________________________________

REFERÊNCIAS

https://biologia.top/ecologia/o-que-e-simbiose-exemplos-e-tipos/

https://conhecimentocientifico.r7.com/simbiose/

https://www.todamateria.com.br/comensalismo/

https://escola.britannica.com.br/artigo/simbiose/482620

https://pt.wikipedia.org/wiki/Simbiose


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *