Olá !!! Dessa vez conheceremos Michel Jr. e Edmond Navratil, as crianças que passaram a ser chamadas de os "Órfãos do Titanic" depois que sobreviveram a grande tragédia. Foram os únicos retirados do navio sem ter um pai ou tutor que fosse responsável por eles. Tudo começou quando Michel Navratil após divorciar-se da esposa decidiu embarcar no Titanic rumo à América.
No video eu conto muitas outras curiosidades sobre esse caso ....
Michel Jr. e Edmond Navratil eram filhos de Michel Navratil, um alfaiate e imigrante eslovaco, e de uma italiana Marcelle Caretto. Os dois nasceram em Nice, na França, em 1908 e 1910, tendo 4 e 2 anos respectivamente na época do ocorrido. O casamento dos pais estava em crise, e no início de 1912 se separaram, ficando com Marcelle a custódia dos meninos. Ela permitiu que ficassem com seu pai durante o fim de semana de Páscoa, porém quando Marcelle foi buscá-los, eles tinham desaparecido. Michel havia decidido imigrar para os Estados Unidos, levando os meninos com ele.
Após uma breve estadia em Monte Carlo, eles viajaram para a Inglaterra, onde embarcaram no RMS Titanic. Michel, Edmond e seu pai embarcaram no Titanic em Southampton, Inglaterra, em 10 de abril de 1912, como passageiros de segunda classe. Para a viagem, ele assumiu a identidade de "Louis M. Hoffman", e os meninos foram registrados como "Lolo e Momon". A bordo do navio, Navratil fez os passageiros acreditarem que ele era viúvo. Ele deixou os meninos fora de sua vista apenas uma vez, quando permitiu que uma mulher francesa, Bertha Lehmann, cuidasse das crianças por algumas horas enquanto jogava cartas.
Após a colisão com o iceberg em 14 de abril de 1912 às 23h40min, Navratil colocou Michel e Edmond no bote desmontável D, o último barco salva-vidas lançado pelo navio. Navratil morreu no naufrágio, e seu corpo foi recuperado pelo navio de resgate, Mackay-Bennett. Por conta de seu sobrenome judaico, ele foi enterrado no Cemitério Baron de Hirsch, Halifax, um cemitério judaico na Nova Escócia.
Mesmo com pouca idade, Michel Jr. diz se recordar das últimas palavras de seu pai. "Meu filho, quando você encontrar sua mãe, e tenho certeza que encontrará, diga a ela que eu a amava muito e ainda amo. Diga a ela que eu queria que ela viesse conosco, para que nós pudéssemos todos viver felizes juntos na paz e liberdade do Novo Mundo".
Quando o navio de resgate Carpathia chegou ao local, ele e Edmond foram levados para o convés. Como eram crianças e não falavam inglês, não era possível identificá-los, e os dois meninos ficaram conhecidos como "os órfãos do Titanic". A passageira de primeira classe de língua francesa, Margaret Hays, cuidou deles em sua casa até que sua mãe pudesse ser localizada.
Os artigos de jornal sobre os meninos tiveram um importante papel para a revelação de suas verdadeiras identidades. Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, a mãe dos garotos procurava freneticamente seus filhos. Quando as notícias sobre o desastre começaram a chegar à Europa, a mãe notou que um dos artigos possuía uma foto de seus filhos. Depois de uma longa viagem, ela enfim conseguiu se reunir com os seus filhos em Nova York. A família voltou para França e seguiram com suas vidas. Michel Jr. viveu até seus 92 anos, e morreu somente em 2001, enquanto que seu irmão, Edmond, morreu em 1953. Um livro, "Les Enfants du Titanic", foi escrito em 1982 por Élisabeth Navratil, neta de Michel, contando a história dele e dos meninos, e de sua história com o Titanic.
= LIVROS SOBRE TITANIC =
Titanic. A Verdadeira e Trágica História e os Atos de Heroísmo de Seus Passageiros, por Rupert Matthews (2014) na Amazon -
Titanic: Minuto a Minuto, Jonathan Mayo (2017) na Amazon -
Titanic - A história completa, Philippe Masson (2011) na Amazon -
Titanic: Minuto a Minuto, Jonathan Mayo (2017) na Amazon -
Titanic - A história completa, Philippe Masson (2011) na Amazon -
E vocês, quais curiosidades vocês já conhecem sobre o TITANIC ???
Deixem nos comentários...
Nenhum comentário:
Postar um comentário