O tabuleiro Ouija se popularizou bastante com os filmes de terror e passou a ter uma fama terrível. Apenas em olhá-lo já sentimos arrepios, mas nem sempre foi assim. Vou compartilhar com vocês um pouco dessa história, como jogar, lista de filmes... Curiosos???
ORIGEM DO TABULEIRO
Ninguém sabe ao certo de onde veio o nome “Ouija”. O folclore em torno do item aponta que seria uma junção da palavra “sim” em francês e alemão – “oui” e “ja”. O Tabuleiro Ouija se caracteriza por uma superfície plana contendo letras, números ou outros símbolos em que se coloca um indicador móvel. Foi criado no século XIX nos Estados Unidos para ser usado para comunicação com espíritos.
Em 1890, Elijah J. Bond, de Baltimore, solicitou a patente do "Ouija" ou "Tabuleiro egípcio da sorte", concedida em 1891. Nesta patente se descreve o funcionamento e alega-se que o tabuleiro é capaz de responder "perguntas de qualquer tipo". Porém, pesquisadores afirmam que as movimentações que ocorrem devem ao efeito ideomotor que seriam uma força imperceptível sobre o indicador utilizado, e a conjunção da força exercida por várias pessoas faz o objeto se mover. Esse efeito, foi descoberto pelo naturalista britânico William Benjamin Carpenter em 1852.
O físico também britânico Michael Faraday realizou experimentos que comprovaram que os movimentos das mesas girantes, atribuídos a fontes ocultas, eram realizados inconscientemente pelos próprios participantes dos experimentos. O mesmo princípio se aplica ao tabuleiro ouija. O mágico ilusionista e cético estadunidense James Randi também realizou um experimento, citado em seu livro An Encyclopedia of Claims, Frauds, and Hoaxes of the Occult and Supernatural, e demonstrou que quando os participantes são vendados, não conseguem produzir mensagens inteligíveis.
Os críticos e religiosos falam que espíritos do mal podem usar o tabuleiro como instrumento para possessões. Allan Kardec, um codificador da Doutrina Espírita, orienta em seu O Livro dos Médiuns, no caso de comunicações frívolas ou levianas, que estas práticas devem ser evitadas porque, normalmente, são utilizadas para curiosidades em geral e somente são feitas perguntas vãs, longe da seriedade exigida no intercâmbio com a espiritualidade.
No Brasil há variantes conhecidas como brincadeira do copo ou jogo do copo, ou ainda como brincadeira do compasso, quando se usa um compasso como indicador. Existem também apoios para a utilização de lápis durante as sessões. O tabuleiro não necessita ter um formato retangular, podendo ser circulares. Como indicadores, em vez do ponteiro, podem utilizar uma moeda ou um copo de vidro. Afirma-se que este último não é aconselhável porque o espírito poder vingar-se utilizando o copo.
UM JOGO DE CRIANÇA
Curiosamente, o jogo Converse com seu Anjo, lançado pela Estrela nos anos 1990 , era um tabuleiro com todas as letras do alfabeto e tinha uma espécie de asa de anjo para ser guiada até as letras. É evidente como esse jogo se parecia com o Ouija clássico. Para se comunicar com o anjo, era preciso invocá-lo. Não há relatos sobre espíritos do mal disfarçados de anjos que tenham interferido na comunicação das crianças, mas é certo que pouco tempo depois, saiu do mercado.
FILMES DE TERROR
Inúmeros filmes de terror passaram a incluir o tal objeto nos seus roteiros e tem feito muito sucesso. Em pesquisa, eu encontrei alguns filmes que usam o tabuleiro nas cenas. Então fica a dica, para quem desejar assistir:
1986 - Espírito assassino
1988 - A maldição de Ouija
2002 - O jogo dos espíritos
2011 - Ouija, onde tudo começou
2014 - Ouija, o jogo dos espíritos
2015 - Ouija 2, a ressurreição
2015 - Ouija, exorcismo
2016 - Ouija, a origem do mal
COMO JOGAR
Ficaram curiosos qual a forma como se joga? Eu também tinha curiosidade. Antes de tudo, não é uma brincadeira, se você não quer mexer com forças sobrenaturais, melhor não tentar. Mas se quer seguir mesmo assim por sua conta e risco. Vamos lá...
1. Consiga um tabuleiro e escolha um lugar calmo. Espere anoitecer, apague as luzes e acenda velas e incensos.
2. Estabeleça as funções e hierarquias no jogo. É preciso que haja um líder que irá tocar na tábua, controlar a conversa e ter permissão para fazer as perguntas. Deixe também uma pessoa responsável para tomar nota de tudo o que vai sendo perguntado e respondido..
3. Não jogue sozinho e o ideal é que não ultrapasse três pessoas por vez
4. Mantenham a mente calma e focada em entender a mensagem.
5. Todos os participantes devem colocar os dedos indicador e médio na prancheta.
6. No início da partida, a peça deve estar localizada na letra G. Há casos em que o tabuleiro precisa de um certo tempo para começar a responder. Se demorar demais, uma possível solução é mover a prancheta em círculos.
7. Faça perguntas diretas, e claro, esteja pronto para as respostas que virão.
8. A forma padrão de encerrar o jogo é dizer “adeus”.
ATENÇÃO
Se a prancheta passar pelos quatro cantos do tabuleiro, significa que um espírito maligno está presente. Se a peça fizer um oito sem parar, é sinal de que o espírito maligno está no controle do tabuleiro. Presume-se ele pretende escapar do tabuleiro. Se isso acontecer, o principal risco é o de os jogadores serem atormentados por tempo indeterminado. Existe também o risco de possessão, mas apenas em casos extremos. Para prevenir, encerre o papo: vire o tabuleiro de cabeça para baixo ou conte de Z a A (ou de 9 a 0)
_________________________________________
______________________________
O que vocês acham desse jogo? Teriam coragem de jogar ?
Comentem sobre o que acham e suas experiências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário