LINA MEDINA, A HISTÓRIA DA MENINA QUE FOI MÃE AOS 5 ANOS DE IDADE - BLOG CURIOSIDADES DO MUNDO

NOVIDADES

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

LINA MEDINA, A HISTÓRIA DA MENINA QUE FOI MÃE AOS 5 ANOS DE IDADE

 

Olá! Dessa vez compartilho com vocês uma história realmente interessante sobre uma garotinha de apenas 5 anos que deu à luz. Ninguém esperaria que isso acontecesse tão cedo, é um dos casos mais raros e hoje convido a conhecerem... 


Lina Medina Vásquez nasceu em 27 de setembro de 1933 em Ticrapo, Peru. A história dela chamou a atenção do mundo por ter sido a mais mãe mais jovem a dar à luz a um bebê com apenas 5 anos de idade. É relatado que seu desenvolvimento foi extremamente precoce, com apenas 8 meses de vida teria ocorrido a primeira menstruação, com 4 anos seus seios já estavam desenvolvidos assim como a região pélvica. Em determinado momento da gestação, ao perceber o aumento anormal do tamanho do abdômen de sua filha, Tiburcio Medina decidiu recorrer primeiramente ao curandeiros da vila local para que resolvesse esse problema. Porém, os xamãs descartaram que houvesse superstições da localidade (por exemplo, uma cobra Apu, cresceria dentro da pessoa até matá-la), então recomendaram aos pais que a levassem para o hospital da cidade de Pisco. 



Naquela época, os pais pensaram se tratar de um tumor, mas os médicos que a examinaram determinaram que se tratava de uma gravidez já de sete meses. Dr. Geraldo Lozada que a atendeu, a levou para Lima, capital, para que outros especialistas confirmassem a gravidez antes da cirurgia. Um mês e meio depois, em 14 de maio de 1939, Lina deu à luz um menino por meio de uma cesariana. Seu filho nasceu com 2,7 quilogramas e recebeu o nome de Geraldo, em homenagem ao médico que realizou a operação. 

Apesar do seu corpo ter gerado o bebê, Lina preferia brincar com bonecas do que cuidar de seu filho, que recebia alimentação de uma enfermeira. Geraldo foi criado pelo irmão de Lina e levado a acreditar que Lina era sua irmã, somente aos dez anos descobriu que na verdade se tratava de sua mãe depois de ser ridicularizado na escola. Ele cresceu saudavelmente e morreu em 1979 aos 40 anos de uma doença na medula óssea. Nunca foi confirmada qualquer relação entre a doença e seu nascimento.


O grande mistério dessa história é quem seria o pai da criança, pois Lina nunca revelou o segredo e se nega a falar do assunto até hoje. Seu pai chegou a ser acusado de incesto e preso após o nascimento do filho, mas foi libertado após alguns dias por ausência de provas. As suspeitas recaíram então em um irmão de Lina que tinha distúrbios mentais. Muitas vezes a garota era associada com a Virgem Maria, que havia concebido um filho por obra do Espírito Santo. Algumas pessoas da região acreditam até hoje que Geraldo é filho do deus Sol.

Após o nascimento, médicos policiais, e uma equipe de filmagem chegaram à vila para divulgar o ocorrido. Muitas pessoas quiseram auxiliá-la, chegando a existir ofertas de dinheiro por empresários dos Estados Unidos, como 5 mil dólares de um empresário e outra de Nova Iorque: mil dólares por semana, mais despesas, para que Lina e o filho fossem colocados em exposição na Feira Mundial da cidade. A única proposta aceita foi para que a mãe e o bebê fossem ao país para que cientistas analisassem o caso. A oferta incluía o conforto financeiro vitalício dos dois. Em poucos dias, o Estado peruano proibiu todas as ofertas alegando que Lina e o filho estavam em "perigo moral", e chegou a criar uma comissão para protegê-los, mas após seis meses o governo voltou atrás.



Em 1972, Lina se casou pela primeira vez com Raúl Jurado aos 38 anos e teve seu segundo filho, que vive no México. O obstetra José Sandoval, autor de Mãe aos Cinco Anos, lutou desde os seus tempos de estudante para uma pensão vitalícia para Lina. Desde 2002 ele já conseguiu acelerar os processos e já chegou a levar o caso para a primeira-dama Eliane Karp. Atualmente Lina vive no seu país, aos 85 anos, sua postura em relação ao episódio continua a mesma. Ela nunca deu entrevistas, e a paternidade de Gerardo ainda é um mistério. 


_______________________________________

REFERÊNCIAS

Aventuras na História
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-lina-medina-gravida-5-anos.phtml

A verdadeira história de Lina Medina
https://br.blastingnews.com/curiosidades/2018/05/a-verdadeira-historia-de-lina-medina-a-menina-que-foi-mae-aos-5-anos-de-idade-002608853.html

Lina Medina - Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lina_Medina#:~:text=Lina%20Medina%20V%C3%A1squez%20(Ticrapo%2C%2027,sete%20meses%20e%2021%20dias.&text=Casou%2Dse%20em%201972%20e,um%20bairro%20pobre%20em%20Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages