Hoje vamos conhecer um pouco da história do TAJ MAHAL, um monumento considerada uma das sete maravilhas do mundo e uma prova de amor. Essa obra-prima da arquitetura é um majestoso mausoléu, construído para abrigar o corpo da rainha Aryumand Banu Begam, também conhecida como Mumtaz Mahal.
O nome Taj Mahal significa a “Coroa de Mahal”, o monumento está localizado na cidade de Agra, antiga capital do Império Mongol. A história do Taj Mahal tem início em meados do século XVII, quando o imperador mongol Shan Jahan decidiu construir o monumento para honrar a memória de sua esposa: Aryumand Banu Begam, ou Mumtaz Mahal, o imperador passou a chamar sua esposa assim, o que significa “a joia do palácio”. Na tradição mongol, as senhoras importantes da família real ganhavam outro nome ao casar-se. Ela era uma princesa persa e a preferida do imperador, ela nasceu em 27 de abril de 1593 em Agra, na Índia. Eles se casaram quando ela tinha vinte anos, em 10 de maio de 1612 e ficaram juntos por dezenove anos.
Nas paredes, encontram-se elementos da arte islâmica, como a caligrafia de trechos do Alcorão, elementos geométricos abstratos e representações de plantas e flores. Os textos ficam maiores e mais espaçados na medida em que estão mais altos. Quatro torres de 41 metros de altura cercam o mausoléu. A partir delas, todos os dias, são anunciadas em voz alta cinco chamadas à oração. Esses minaretes foram construídos ligeiramente inclinados para fora. Se eles desabassem, não cairiam sobre as sepulturas.
_________________________
REFERÊNCIAS
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/a-historia-de-amor-por-tras-do-taj-mahal.phtml
https://brasilescola.uol.com.br/historia/taj-mahal.htm
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/taj-mahal
https://www.todamateria.com.br/taj-mahal/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Taj_Mahal
Nenhum comentário:
Postar um comentário