BIBLIOPEGIA ANTROPODÉRMICA, QUANDO OS LIVROS SÃO ENCADERNADOS COM PELE HUMANA - BLOG CURIOSIDADES DO MUNDO

NOVIDADES

Post Top Ad

Responsive Ads Here

terça-feira, 6 de julho de 2021

BIBLIOPEGIA ANTROPODÉRMICA, QUANDO OS LIVROS SÃO ENCADERNADOS COM PELE HUMANA

 


Olá! Hoje trago para vocês uma curiosidade bem incomum. Vocês já ouviram falar na atividade de encadernar livros com carne humana? Acredito que a primeira impressão é de estranheza e aversão mas de acordo com algumas mídias, sim, aconteceu de fato e existem livros assim. No video compartilho com vocês mais informações...


Não se sabem ao certo quando começou essa prática, mas desde o século XVII pelo menos se tem notícias de alguns livros terem sido produzidos dessa forma por várias razões, seja sentimentais, seja como uma forma de eternizar o autor ou até pelo motivo prático da pele ser à prova d'água, mas acredito que nenhum motivo provavelmente seja o mais apropriado. 

Livro encadernados com pele humana.

Em 2006, os bibliotecários da Universidade de Harvard (EUA) descobriram uma coleção de três volumes encadernados em pele humana. A pele parecia ter sido esfolada viva. Estranhamente, a prática do uso de pele humana para encadernar livros chegou a ser popular durante o século 17, davam o nome de "encapamento antropodérmico", e era especialmente comum em livros didáticos sobre anatomia. Geralmente, os profissionais médicos costumavam usar a carne de cadáveres que tinham dissecado durante sua pesquisa.

De acordo com o ex-diretor de bibliotecas da Universidade de Kentucky (EUA), Lawrence S. Thompson, a prática data ainda de uma Bíblia francesa do século 13. O mais famoso de todos esses livros com esse tipo de encapamento reside na biblioteca independente do Boston Athenaeum, entitutlado “The Highwayman: Narrative of the Life of James Allen alias George Walton” (em português, “Narrativas da Vida de James Allen”), está reunida as memórias do bandido que o escreveu. Allen ficou impressionado com a coragem de um homem que uma vez atacou, e quando estava enfrentando uma possível execução por seus crimes, pediu para que uma cópia do texto encadernada com sua própria pele fosse dada a ele no ano de 1837.

Livros como De Humani Corporis Fabrica (1543, de Andreas Vesalius), considerado um dos primeiros tratados anatômicos completos da história, eram constantemente homenageados através da bibliopegia antropodérmica. Há também, ainda segundo Lawrence Thompson, casos de obras do Marquês de Sade encadernadas com a pele de donzelas… Algumas, inclusive, deixando perceptíveis o contorno dos corpos em suas capas e lombadas. Por fim, alguns casos de homenagem voluntária são registrados por autores que, após sua morte, desejavam que seus livros fossem adornados – literalmente – por eles mesmos.

Capa de álbum encadernado com pele humana das vítimas do holocausto.

Em 1972, um livro de poesia erótica espanhola intitulado “El Viaje Largo”, por Tere Medina, foi envolto em pele humana. O livro está na Biblioteca Bailey da Universidade Slippery Rock (EUA). Dentro da primeira página, é possível ler a seguinte inscrição “A capa deste livro é feita a partir do couro da pele humana. A tribo Aguadilla da região do Planalto Mayaguez preserva a pele dos membros falecidos da tribo. Enquanto a maioria da pele é utilizada somente entre os Aguadillas, alguns exemplos encontram o seu caminho para mercados comerciais, onde há uma demanda pequena, mas constante. Esta capa é representativa dessa demanda”. 

Em meados do século XX, o historiador americano Walter Hart Blumenthal escreveu uma obra em que versava a cerca de algumas obras com essas características. Apesar da curiosidade da prática, ela nunca foi amplamente difundida. Sabe-se principalmente de alguns casos porque os autores deixavam escrito, no próprio livro, que a capa era de pele humana.

Em sua pesquisa, Laura Hartman que publicou um  estudo sobre o assunto na revista científica Transactions and Studies of the College of Physicians of Philadelphia, cita o caso de uma mulher de 28 anos da Filadélfia que, no século XIX, morreu de triquinose, uma doença causada pela ingestão de carne infectada com um parasita. O médico John Stockton Hough, que a atendeu pesquisou sobre a doença e escreveu um livro. Três volumes foram encapados com pedaços da pele que foi objeto da pesquisa. Já Joseph Leidy, médico que escreveu o importante Tratado Elementar de Anatomia Humana, encapou um dos volumes da obra com a pele de um soldado da guerra civil americana.

Álbum encadernado com pele humana de dissecação de corpos.

De acordo com Laura Hartman, além de “homenagens” de pacientes doarem suas peles para médicos que o trataram, livros de memórias e até livros sagrados, como a Bíblia, pertencentes a pessoas religiosas, também ganharam capas parecidas. Utilizavam também peles das vítimas do holocaustos para produziram capas de livros, álbuns e diversos acessórios. 

Em Nova York, no fim do século 19, médicos iam ao distrito têxtil da cidade com pedaços de couro e pediam que eles fossem usados para a manufatura de valises. O tecido vinha de pacientes mortos ou de membros amputados. “O couro humano é durável e razoavelmente à prova d’água”, diz Laura Hartman. O processo de tratamento dessa pele provavelmente seria bem parecido com o de qualquer outra pele de animal. Segundo Stephen Nonack, chefe dos bibliotecários do acervo particular Boston Athenaeum, a pele, em estado bruto, era mergulhada em substâncias de origem vegetal, depois tingida. Vocês comprariam um livro assim para sua coleção?


_____________________________________

REFERÊNCIAS

Aventura na História - "Livros encapados com pele humana"
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/acervo/livros-encapados-com-pele-humana.phtml

Aventura na história - "...objetos feitos com partes de corpos"
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/ilse-koch-a-bruxa-de-buchenwald-que-torturava-de-forma-sadica-as-vitimas-do-nazismo.phtml

Canal Ciências Criminais - "Uma breve história dos livros encadernados com pele humana"
https://canalcienciascriminais.com.br/uma-breve-historia-dos-livros-encadernados-com-pele-humana/

Hypescience - "Livros encadernados com pele humana..."
https://hypescience.com/livros-encadernados-com-pele-humana-pratica-macabra-era-comum-no-seculo-17/

Notícias R7 - "Álbum de fotos feito de pele humana..."
https://noticias.r7.com/internacional/album-de-fotos-feito-de-pele-de-vitima-do-holocausto-e-descoberto-06032020

Wikipedia - Bibliopegia antropodérmica
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bibliopegia_antropodérmica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages